Relato de caso: No auge dos meus 24 anos de idade, eu estava ansiosa com a minha viagem para a praia. Depois de um ano turbulento, tudo o que eu precisava era de sol, mar e água fresca.
A viagem foi maravilhosa, mas logo após a minha volta, vi que algo estranho estava acontecendo: meu rosto estava avermelhado, meu cabelo estava caindo mais que o normal e minhas articulações começaram a inchar.
Quando acordava, me sentia rígida, enferrujada e com os olhos inchados. Pensava comigo mesma: estou pior que a minha avó. Notei ainda minhas pernas mais inchadas, principalmente ao final do dia. Me sentia desanimada, sem energia… O que será que estava acontecendo?
Iniciei uma peregrinação por vários médicos, até que após poucos meses, após a realização de vários exames, recebi um diagnóstico: lúpus eritematoso sistêmico. O medo tomou conta de mim: medo do desconhecido, medo do que já ouvira falar da doença, medo do futuro…
E agora?”
O que é Lúpus?
A palavra lúpus significa lobo, e refere-se à mancha vermelha que surge no rosto, semelhante a uma borboleta, lembrando as manchas brancas que o lobo tem próximas ao focinho.
O lúpus eritematoso sistêmico (o qual chamaremos aqui somente de lúpus) é uma doença autoimune inflamatória e crônica, que afeta principalmente mulheres dos 20 aos 40 anos de idade.