Fenômeno De Raynaud

Suas mãos ficam pálidas e arroxeadas quando você se expõe ao frio ou está mais estressado? Isto pode ser um Fenômeno de Raynaud.

O que é Fenômeno de Raynaud?

O Fenômeno de Raynaud consiste na mudança da coloração da pele nas mãos, pés, nariz e orelhas quando ocorre exposição ao frio (no inverno, ar condicionado gelado, lavar uma louça em água fria) ou estresse emocional. Inicialmente a pele fica pálida, em seguida arroxeada, e por fim avermelhada, mas pode ser que não notemos estas etapas de forma bem diferenciada.

Qual é a causa do Fenômeno de Raynaud?

O Fenômeno de Raynaud pode ou não estar associado a uma doença, e aparece em até 12% das pessoas, principalmente em mulheres jovens. Quando ele não está associado a nenhuma doença, damos o nome de Fenômeno de Raynaud primário, e quando associado a uma doença, damos o nome de Fenômeno de Raynaud secundário. Várias condições podem desencadear o Fenômeno de Raynaud, dentre elas doenças autoimunes reumáticas, doenças vasculares e o uso de algumas medicações.

O Fenômeno de Raynaud pode ser a manifestação inicial de várias doenças reumáticas autoimunes como a Esclerose Sistêmica, o Lúpus, a Dermatomiosite e a Polimiosite, a Artrite Reumatóide, a Síndrome de Sjögren, as Vasculites e Síndrome do Antifosfolípide.

É fundamental que seja feita a diferenciação entre o Fenômeno de Raynaud primário e secundário, para uma condução adequada do caso. Além da avaliação clínica e laboratorial, um exame que tem importante papel nesta diferenciação é a Capilaroscopia Periungueal.

O que é Capilaroscopia Periungueal?

A Capilaroscopia Periungueal é um exame não invasivo, que avalia a estrutura dos vasos sanguíneos ao redor da cutícula, com a ajuda de um aparelho parecido com um microscópio. Em algumas doenças reumáticas autoimunes, a estrutura desta circulação sofre importantes alterações em fases precoces. A identificação destas alterações pelo Capilaroscopia Periungueal colabora para a realização do diagnóstico em fases iniciais das doenças.

A Capilaroscopia Periungueal deve ser realizada por um profissional capacitado, e é indicada para todos os pacientes com Fenômeno de Raynaud em investigação.

MAIS INFORMAÇÕES:

Acesse a cartilha informativa para pacientes da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).