Osteoartrite
A osteoartrite, também chamada de artrose, é a causa mais frequente de dor articular, evoluindo em muitos casos com restrição para atividades no trabalho e lazer, em decorrência da destruição articular.
Qual a diferença entre Artrite, Artrose e Osteoartrite?
Esta é uma pergunta recorrente nos consultórios reumatológicos.
Artrose e osteoartrite são sinônimos e se referem a uma doença que causa, de maneira mais simples, desgaste na articulação.
Artrite é a inflamação de uma articulação, com a ocorrência de dor, inchaço, vermelhidão e calor no local. A artrite pode estar presente em várias doenças, como artrite reumatóide, gota, trauma de alguma articulação e até mesmo na osteoartrite.
O que é Osteoartrite?
A osteoartrite é uma doença que causa desgaste na articulação. Para entendermos melhor, precisamos saber como é uma articulação.
Uma articulação se parece com uma dobradiça. Nela teremos os ossos e, entre um osso e outro, a cartilagem, que funciona como um amortecedor. Temos ainda a cápsula articular que é a capa que recobre a articulação, bem como ligamentos.
Na osteoartrite, a cartilagem começa a sofrer um desgaste, surgindo fissuras e erosões. O osso mais próximo da cartilagem começa a proliferar, e o espaço entre um osso e outro fica reduzido. A cápsula da articulação e os ligamentos também podem ser envolvidos.
A progressão é lenta e afeta a articulação como um todo. As articulações mais acometidas são os joelhos, os quadris, as mãos, a coluna cervical e lombar e as joanetes. Ao acometimento da coluna pela osteoartrite, damos o nome de espondilose ou espondiloartrose.
Por que tenho Osteoartrite (Artrose)?
Não há uma causa definida para o desenvolvimento da osteoartrite. Sabemos que existe uma herança genética principalmente para a osteoartrite de mãos e joelhos. A chance de se ter osteoartrite aumenta com o avançar da idade, principalmente após os 50 anos.
Fatores como lesão articular por esforço, trauma prévio, lesão de ligamento e malformações articulares podem desencadear ou agravar a osteoartrite. O excesso de peso e a presença de doenças que causam inflamação nas articulações, como a artrite reumatóide, também podem funcionar desta forma.
O envelhecimento associado a um problema articular prévio e ao enfraquecimento muscular facilitarão o surgimento da osteoartrite.
O que sente uma pessoa com Osteoartrite?
A dor é a principal queixa e geralmente aparece após a realização de esforço. A rigidez também é comum e é curta, com duração máxima de 30 minutos. Raramente há inchaço nas articulações. No exame físico, percebemos as articulações mais alargadas, calor, crepitações e limitação de movimentos. Podem surgir deformidades principalmente nas mãos e joelhos, que podem ficar tortos e desviados.
Há também casos em que o paciente nada sente.
Como saber se tenho Osteoartrite?
A história contada pelo paciente associada a um exame físico cuidadoso já podem ser suficientes. Os exames laboratoriais não mostram alterações, mas são úteis para termos segurança para a prescrição de alguns medicamentos como os anti-inflamatórios.
As radiografias irão mostrar alterações clássicas da osteoartrite. Em alguns casos, ultrassom e ressonância magnética podem ser necessários.
Tratamento
Qual é o tratamento da Osteoartrite?
Os principais objetivos do tratamento da osteoartrite (artrose) são melhorar a dor e a movimentação da articulação. Podemos dividir o tratamento em não medicamentoso e medicamentoso.
Tratamento não medicamentoso:
O tratamento não medicamentoso inclui o fortalecimento muscular, a diminuição do peso, principalmente para as articulações que suportam peso como os joelhos e os quadris. A realização de exercícios deve ser individualizada para que não cause prejuízo à articulação.
Deve-se ainda evitar situações que pioram a dor como subir e descer escadas e exercícios de impacto, no caso dos joelhos e quadris.
Ainda para a osteoartrite de joelhos e quadris, pode-se indicar o uso de bengalas e joelheiras, e para a osteoartrite de mãos, o uso de talas, também conhecidas como órteses.
Tratamento medicamentoso:
Não existe até o momento uma medicação que irá garantir a progressão da osteoartrite (artrose).
Assim, buscamos com as medicações, sobretudo a melhora da dor, e para isto, várias opções podem ser tentadas:
- Anti-inflamatórios-inflamatórios tópicos como na forma de gel;
- Anti-inflamatórios-inflamatórios orais, neste caso, sempre atentando para efeitos colaterais como úlceras no estômago, aumento da pressão arterial, danos nos rins e inchaço nas pernas;
- Infiltrações nas articulações com corticosteróides, indicado principalmente se há derrame na articulação;
- Capsaicina, que é uma medicação tópica feita a base de pimenta;
- Injeções de ácido hialurônico, realizadas sobretudo nos joelhos e quadris, com resultados variáveis;
- Drogas da classe dos opioides (codeína) para pacientes com dor refratária;
- Duloxetina em alguns casos.
Em relação aos condroprotetores, não há até o momento medicamentos que tenham demonstrado de forma inequívoca, eficácia no dano estrutural da osteoartrite (artrose).
Tratamento cirúrgico: é indicado para pacientes com dor intratável e com grande prejuízo da mobilidade.
É sempre bom lembrar que na maioria das vezes os pacientes com osteoartrite são idosos e apresentam maior chance de serem diabéticos, terem hipertensão arterial e aumento dos níveis de colesterol e triglicérides. Todas estas comorbidades devem ser tratadas de forma adequada também.
MAIS INFORMAÇÕES:
Acesse a cartilha informativa para pacientes da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).