O que é Espondilite Anquilosante?
A espondilite anquilosante é um tipo de artrite crônica e progressiva, que acomete as articulações da bacia e coluna (esqueleto axial) e também outras articulações, como ombros, quadris e joelhos (esqueleto periférico). Espondilite significa inflamação na vértebra (osso da coluna), e Anquilosante significa fusão. Assim, nesta doença, poderemos ter a fusão de um osso da coluna com o outro.
É uma doença que acomete principalmente homens (temos 3 homens para cada mulher acometida), se iniciando na maioria dos casos entre a adolescência e os 45 anos de idade.
O motivo pelo qual a Espondilite Anquilosante se desenvolve não é totalmente esclarecido. O mais provável é a interação entre fatores genéticos, ambientais e imunológicos. O fator genético mais importante é o HLA-B27, que corresponde a uma herança genética advinda dos pais. A ocorrência de determinadas infecções e de algumas alterações imunológicas poderão funcionar como um gatilho no desenvolvimento da doença em indivíduos predispostos geneticamente.
Como saber se tenho Espondilite Anquilosante?
O diagnóstico da Espondilite Anquilosante deve ser feito pelo reumatologista. Para isto, leva-se em consideração a história de dor detalhada contada pelo paciente, valorizando as queixas não articulares, como alterações nos olhos, no intestino e na pele. O histórico dos familiares também deve ser investigado.
O exame físico completo mostrará alterações na postura e mobilidade da coluna, além da identificação de pontos dolorosos, como os calcanhares.