Diagnóstico de Fibromialgia. Será mesmo esta doença?

Atualmente, a quantidade de pessoas sentindo dores generalizadas é alta. A grande maioria delas recebe o diagnóstico, e muitas vezes o “rótulo” de fibromialgia. Mas, será que tantas pessoas têm mesmo esta doença?

Você sabe o que é Fibromialgia?

A Fibromialgia é uma doença reumática crônica (com duração maior que 3 meses) e não inflamatória que cursa com dor generalizada, fadiga e sono não repousante. Outras manifestações podem estar presentes como dor de cabeça, sensação de inchaço em mãos e antebraços, cólicas abdominais e sensação de formigamento em diferentes partes do corpo.  Problemas com memória e concentração também podem surgir.

Pode afetar até 5% da população mundial, sendo mais frequente entre as mulheres com idade entre 25 e 65 anos.

Existe um exame que pode comprovar se tenho Fibromialgia?

Não. Até o momento não existe nenhum exame específico que irá definir se uma pessoa tem ou não fibromialgia. O diagnóstico é clínico e a presença da dor crônica generalizada é fundamental. A fadiga e o sono entrecortado, que não descansa devem ser considerados. A sensação de inchaço nas mãos e braços, dor de cabeça, alterações intestinais, tonturas e formigamentos que não são contínuos também podem surgir.

O reumatologista deve sempre estar atento às possibilidades de outras doenças que também podem dar quadros semelhantes ao da fibromialgia, como as doenças da tireóide, doenças tumorais, doenças psiquiátricas, neurológicas ou o início de doenças reumáticas inflamatórias, como a artrite reumatóide.

Os exames de sangue solicitados em geral são normais.

 

Quer saber mais sobre Fibromialgia?

Então Clique para ver texto completo

 

Você também pode gostar destes